Armazenando pacotes no apt-cacher

13/11/2006

Você possui uma rede toda no Ubuntu e está cansado de fazer as mesmas atualizações demoradas em todas as máquinas???

Não se desespere. Seus problemas acabaram!!! 🙂

Com o apt-cacher é possível fazer um proxy de pacotes em uma máquina (qualquer uma) para agilizar as atualizações. Funciona de forma parecida com o apt-proxy, porém este último parece que não anda bem das pernas (não sei o que está acontecendo e não fui atrás 🙂 se alguém souber posso atualizar isso aqui).

Instalar e usar o apt-cacher é muito simples.

Instale o pacote apt-cacher:

$ sudo apt-get install apt-cacher

Ele usa o apache por trás, daí você só precisa reiniciá-lo:

$ sudo /etc/init.d/apache2 restart

E então configure os repositórios das outras máquinas para acessarem o
servidor. Altere, por exemplo:

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ dapper main restricted

para:

deb http://IP-DA-MAQUINA/apt-cacher/br.archive.ubuntu.com/ubuntu/
dapper main restricted

Agora só fazer o básico ‘sudo apt-get update‘ nas máquinas e correr pro abraço.

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

3 Respostas to “Armazenando pacotes no apt-cacher”

  1. Fábio Arezi said

    Alguem já fez uma atualização com o apt-cacher nos clientes? eu tenho uma rede e uso apt-cacher no servidor e gostaria de atualizar para o gusty nas estações da rede. se eu atualizar de uma, é alterado o ip do servidor da minha rede no source.list?

  2. Andre Noel said

    Olá Fábio,

    O apt-cacher é muito bom para isso…
    Se os repositórios em seus clientes estiver apontando para o
    apt-cacher do servidor, por mais que o apt-cacher não tenha as
    informações ele as cria e baixa os pacotes.

    Você pode ter uma linha mais ou menos assim:

    deb http://192.168.0.1/apt-cacher/archive.ubuntu.com/ubuntu/ gutsy
    main restricted universe multiverse

    Onde 192.168.0.1 é o ip de seu servidor…

    A propósito, migrei meu blog para http://andrenoel.com.br

  3. Fábio Arezi said

    Olá André,

    sim… eu já uso o apt-cacher a uns 3 meses no servidor e nos clientes. Mas os clientes estão no Feisty
    A minha duvida é se pra migrar os clientes do Feisty pro Gusty tem algum processo especial, se o programa de atualização mudará o meu servidor apontando direto para o servidor/espelho do ubuntu.

    Abraço

Deixe um comentário

